O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que seleciona estudantes para instituições públicas (universidades e institutos).

O critério principal para seleção é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem a necessidade de participação em uma nova prova de vestibular.

São realizados dois processos de ingresso por ano. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: www.sisu.mec.gov.br

Site de inscrição do Sisu

Site de inscrição do Sisu

Processo de Inscrição no Sisu

Durante o período de inscrições abertas, o candidato pode alterar suas opções de curso. Será considerada válida somente a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.